Casamento

Orientações:

• Os casamentos a serem celebrados na Paróquia devem ser marcados com pelo menos 3 meses de antecedência, a fim de conduzir o processo matrimonial e tempo hábil e por questão de agenda da Paróquia e do padre.

• Os noivos devem agendar para preenchimento do processo pelo menos 45 dias antes da data marcada.

• Os horários disponíveis são: Sábados às 16h, 17h ou 18h.

• Os noivos podem apresentar até o limite de 3 ou 4 casais como padrinhos, que ficarão nos primeiros bancos reservados. Os pais dos noivos ficam do lado do altar. Estes devem ser católicos praticantes e em situação regular com a Igreja, afinal são testemunhas de um sacramento.

• Os padrinhos da Igreja deverão chegar com até 30 minutos de antecedência e procurarem a secretaria paroquial para assinarem o processo e ocuparem os lugares indicados.

• Pode-se celebrar o casamento com efeito civil, providenciando-se os documentos equivalentes para a Igreja e no cartório.

• Durante a semana que antecede o casamento, é bom fazer um ensaio na Igreja, em dia e horário combinado na secretaria.

• Pode-se trazer outros padres, desde que informe antecipadamente e se confirme a autenticidade. Espórtula por conta dos noivos.

• Em caso de atraso por parte da noiva ou padrinhos, ou de qualquer ordem, poderá ser apressada a celebração, em vista dos outros compromissos paroquiais.

• Caso haja mais de um casamento, deve haver um acordo entre as noivas quanto aos enfeites da Igreja. Não será permitido mais que um enfeite por sábado.

• Para que tudo transcorra na perfeita ordem, procure-se acertar todos os detalhes, taxas e documentos anteriormente. Casamentos marcados e não confirmados até 30 dias antes serão cancelados.

Dos fotógrafos, filmadores e músicos:

• Todos são bem-vindos em nossa Paróquia.

• Não há taxas, todavia, as contribuições são aceitas, o uso de energia elétrica acarretará em uma taxa cobrada pela Paróquia.

• Chegar, pelo menos, meia hora antes, a fim de instalar e testar os equipamentos e/ou instrumentos.

• Não fiquem cruzando entre o celebrante e os noivos, colocando-se em lugares que facilitem os seus trabalhos e não prejudiquem a celebração.

• Não fiquem tirando fotos dos noivos com padrinhos no altar, pois geralmente há missa após a celebração matrimonial.

• As músicas tenham um espírito cristão, que fundamentem o verdadeiro amor entre os noivos. Nem sempre os temas de novelas e músicas da época são as melhores. Se possível, apresentem antecipadamente uma listagem do que vai ser cantado ou tocado.

• Os danos em instalações ou equipamentos de qualquer natureza são de responsabilidade de quem os possuir, ficando a Paróquia isenta de qualquer eventualidade. Os senhores músicos ou corais terão que trazer seus instrumentos de som.

Documentos necessários:

Noivos:

1. Certidão de Batismo dos noivos atualizada nos últimos 6 meses

2. RG, CPF e comprovante de residência dos noivos

3. Comprovante do curso de noivos

4. Protocolo ou Certidão de Casamento Civil

Padrinhos (um casal para cada noivo):

1. Nome completo

2. Endereço

3. RG, CPF

4. Profissão

5. Certidão de Casamento

Podem-se ter até 8 casais de padrinhos, sendo quatro para cada lado, e nos casos de Efeito Civil, os padrinhos devem estar entre os padrinhos do religioso escolhidos.

Em caso de Efeito Civil:

1. Requerimento a ser retirado na Igreja e levado ao Cartório Civil;

2. Protocolo Civil, retirado no Cartório e levado à Igreja;

3. Habilitação Civil, retirado no Cartório e levado à Igreja;

4. ​Após o Casamento, levar a Ata e o Comprovante da Celebração ao Cartório;

5. Reconhecer firma da Certidão emitida pela Igreja.

Taxas:

Espórtulas de Casamento: R$ 390,00 (Em caso de transferências, será a metade da taxa) - Preço sujeito à alteração, confirmar na ssecretaria paroquial

Doação para som, iluminação e floriculturas: espontâneas

Para maiores informações, entrar em contato com a secretaria paroquial.