Campanha “Juntos com a CNBB pela Evangelização”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha “Juntos com a CNBB pela Evangelização” mobilizando todas as paróquias e dioceses do Brasil a realizarem uma Coleta Nacional no dia 10 de setembro. A campanha tem o objetivo de levantar recursos para a reforma da sede na CNBB em Brasília (DF).

Segundo dom Murilo Krieger, vice-presidente da CNBB, a sede nacional é importante por acolher bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e pessoas de outras religiões que forem até o local trocar ideias, se enriquecerem e renovarem a disposição de evangelizar o Brasil.

A sede nacional

A sede da CNBB está localizada em Brasília, ao lado da Nunciatura Apostólica, no setor das embaixadas. Inaugurada em 15 de novembro de 1977, o prédio possui três pavimentos que abrigam salas de trabalho da presidência; salas da secretaria geral que consta com a subsecretaria geral adjunta e subsecretaria pastoral com as assessorias específicas como política e imprensa e um salão de entrevistas coletivas; salas das comissões episcopais pastorais; espaço para a biblioteca; salas para comportar toda a administração que compreende a gestão de 18 regionais espalhadas por todos o Brasil incluindo setores de trabalho social; além de uma ampla área de acolhimento para os bispos que se hospedam em Brasília durante as reuniões regulares dos conselhos da Conferência. Tudo isso, além da estrutura de cozinha, lavanderia e de serviços gerais. A sede ainda tem a residência de uma comunidade de religiosas.

A Reforma

Na última Assembleia Geral da CNBB, realizada entre 26 de abril e 5 de maio desde ano, foram apresentadas as urgências em relação a questões estruturais, além de informações sobre as intervenções feitas nos últimos anos.

Os bispos tomaram conhecimento de um estudo detalhado das intervenções a serem realizadas no período de um ano e meio e, depois de debaterem, aprovaram a reforma juntamente com a Coleta Nacional para este fim.

Atendendo a solicitação dos bispos que a coleta fosse amplamente conhecida, a CNBB preparou uma plataforma na internet com todo o material da campanha que poderá ser baixado pelas dioceses, paróquias e todos os que puderem ajudar no seguinte link: http://edicoescnbb.rds.land/kit-coleta-nacional.